quarta-feira, 30 de março de 2016

SMARTPHONE NOVO ? SE LIGA NAS SIGLAS

s, caso você não esteja muito ligado no linguajar da tecnologia usada nos smartphones(telefone inteligente), comprar um aparelho novo será um dilema para você ou para o vendedor, já que são tantas as siglas que lemos nas caixas e nos anúncios dos aparelhos que ficamos meio confusos e compramos sem entender o que muito delas querem nos dizer, espero que após ler esta postagem, caso você já tenha adquirido seu aparelho novo todas as suas dúvidas serão solucionadas e caso ainda esteja pensando em comprar terás todas as suas dúvidas dirimidas.


Os termos técnicos e siglas nas embalagens e folders de aparelhossmartphones são muitas vezes para diminuir os espaços e nos deixam coçando a cabeça tentando solucionar o quebra-cabeça das siglas, agora você terá um “dicionário” dos smartphonesna palma da sua mão.


Comprar é sempre uma alegria, desde que esta seja baseada nos seus conhecimentos para cada tecnologia empregada no aparelho, não apenas pela aparência externa do celular, veja agora o significado de todas estas siglas.


ISDB-TB - USB ON THE GO (OTG) – MIRACAST – DLNA – GLONASS – MHL – NFC – LTE - IPS - DUAL CORE - GORILLA GLASS - CHIPSET


Ufa! Tem mais, são muitas elenquei estas acimas e outras ao longo da postagem com seus significados e principalmente as funcionalidades.


HTML/HTML5 (Hypertext Markup Language 5) é uma linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo para páginas de internet é a quinta versão da linguagem HTML em abril de 2010 depois que o Steve Jobs conclui que o desenvolvimento do HTML5 tornaria o Adobe Flash não mais necessário, tanto para assistir vídeo ou mesmo exibir qualquer conteúdo web, o mesmo teve uma grande notoriedade.


CHIPSET DUAL CORE/ QUAD CORE / OCTA CORE – referem-se ao número de núcleos do processador (DUAL CORE, dois núcleos; QUAD CORE, quatro núcleos; OCTA CORE, oito núcleos). Quanto mais núcleos, mais rápido será o seu aparelho em temos de processamentos dos dados, mas ele tem que ter uma memória RAMcompatível, caso contrário não terá efeito.


MEMÓRIA RAM - É a memória usada para executar os aplicativos juntamente com o processador, é o que torna o aparelho mais rápido. No mercado encontramos de 512MB em aparelhos baratos, geralmente modelos básicos e em smartphones topchegando até 3GB.


ARMAZENAMENTO - É a memória usada para instalar aplicativos e guardar fotos, músicas, vídeos e outros tipos de arquivo. Nos modelos básicos temos de 1GB, para modelos básicos, para smartphones intermediários vão de 2GB a 4GB e chegando até 128GB para modelos avançados.



CHIPS SIM, MICRO-SIM E NANO-SIM


SIM/ MICROSIM/ NANOSIM – Atualmente temos três dimensões para o SIMCARD (popularmente chamados de chip) são os tipos de chips ofertados pelas operadoras celulares no mercado brasileiro.


CHIP SIM – É o maior, é habitualmente usado em celulares comuns (antigos) e nos smartphones básicos.


CHIP MicroSIM - É encontrado em aparelhos intermediários e top de linha.


CHIP NanoSIM ainda pouco usado, porém é tendência para os modelos mais novos.


GPS - É um sistema de navegação global via satélite usado principalmente em aplicativos de mapas e trânsito. Alguns smartphonessuportam também o sistemaGLONASS, criado pela Rússia é uma opção ao GPS que conhecemos atualmente.


GLONASS - em russo: ГЛОНАСС; Глобальная навигационная спутниковая система ; Globalnaya navigatsionnaya sputnikovaya, O GLONASS é o sistema de navegação por satélite que vem sendo desenvolvido pela Rússia desde 1976 e hoje já conta com 24 satélites em órbita



CONEXÕES


GPRS/ EDGE/ UMTS/ HSDPA/ HSUPA/ HSPA+/ LTE


"G", "E", "H", "H+", “3G” e "4G"


G GPRS - (General Packet Radio Service) A letra G representa a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) que começou a ser usada em 2000. Ela pode gerar dados com velocidade de até 171,2 Kb/s (Kbps).


E EDGE - É a tecnologia dois G, (2G - GSM) a letra E simboliza a tecnologiaEDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution) esta tecnologia é um pouco mais veloz que a GPRS, ela poderá atingir a velocidade máxima de 473,6 Kb/s (Kbps).


UMTS 3G - É a Terceira Geração conhecida como WCDA, ou tecnologiaUMTS (Universal Mobile Telecommunications Service), os padrões como HSPA e HSPA+costumam ser chamados de 3G, no entanto, não são. Quando a sigla 3Gaparece em um aparelho, no geral faz referência à tecnologia UMTS(Universal Mobile Telecommunications Service), que pode atingir velocidades de até 2 Mb/s.


H HSDPA/ HSPA - (High Speed Packet Access) A letra H faz referência ao padrão HSDPA 3,5G (High Speed Downlink Packet Access) esta conexão atinge uma velocidade considerada alta, de até 14 Mb/s (Mbps).


H+ HSPA+ - Indica a tecnologia chamada Evolved HSPA, (HSPAevoluído 3,75G). Esta pode chegar a velocidades de até 168 Mb/s paradownload e 22 Mb/s para upload.


LTE 4G (Long Term Evolution) - É a quarta geração móvel de transmissão de dados com base no GSM e WCDMA, a tecnologia prioriza o tráfego de dados em detrimento do tráfego de voz. Isto quer dizer que 4G é basicamente uma tecnologia voltada uso da internet, priorizando desta forma, temos dados mais velozes e mais consistentes. Chamada de quarta geração da internet móvel, a 4G é sucessora da 3G. Entre as diferenças, a principal delas está justamente na velocidade de conexão e no carregamento de dados. A conexão 4Gé 10 vezes mais veloz que a 3G.


Wi-Fi b/g/n/ac - O Wi-Fi é o padrão de rede sem fio usado para acesso à internet, A maioria dos smartphonessuporta a versão n, Mas alguns aparelhos mais avançados também trabalham com a rede ac, mais rápida, mas esse ganho de velocidade só ocorre se o aparelho estiver em uma rede sem fio que também funcione no padrão ac.


Wi-Fi Direct - Esse recurso permite a transferência de conteúdo entre celulares por meio de uma rede Wi-Fimesmo sem um roteador por perto. O aparelho estando equipado com Wi-FiDirect poderá criar sua própria rede e conectar-se a outros aparelhos, o Wi-FiDirect pode substituir o Bluetooth em certas situações, fornecendo uma conexão mais rápida com uma vantagem, consome menos os recursos da bateria.


Wi-Fi hotspot - É o recurso que permite usar o celular para compartilhar a conexão 3G/4G usando uma rede sem fio própria e com senha definida pelo dono do aparelho, disponível em todos os smartphonesdo mercado.


USB On The Go (OTG) – Tecnologia que permite aos smartphone conexão com pen drives, teclados e quaisquer outros que tenham saída USB.


NFC (Near-field Communication) - Atualmente, essa tecnologia é usada, basicamente, para facilitar a comunicação entre o smartphone e acessórios como caixas de som sem fio e relógios inteligentes (smartwatch). Quando o usuário aproxima osmartphone com módulo NFC de equipamento compatível, a sincronização ocorre de modo instantâneo. Após a sincronização, oBluetooth é usado para transferência de dados. O NFC também é usado em sistemas de pagamento móvel.


Bluetooth – Muito conhecido, muito bem difundido, tanto em celulares comuns como em smartphones top de linha, é uma tecnologia sem fio de curto alcance, usado basicamente para conectar o aparelho a fones de ouvido, caixas de som, envio e recebimento de arquivos, dentre outros, versão mais recente, e com menor consumo de bateria, é a 4.0 LE (Low Energy).


Miracast - É o nome dado pela WiFi Alliance para o padrão de comunicação entre dispositivos móveis, utiliza uma conexão ponto-a-ponto sem fios para realizar a transmissão de conteúdo entre os aparelhos, algo semelhante aobluetooth, porém, tal comunicação é feita através do padrão de conexãoWiFi Direct, a TV tem que ter a tecnologia Miracast.


DLNA - (sigla para Digital Living Network Alliance), tradução livre, Aliança para Redes Domésticas Digitais, um padrão de conectividade foi estabelecido e, através dele, é possível compartilhar músicas, vídeos e fotos entre dispositivos de marcas e modelos diferentes. Não é uma conexão, e sim um acordo entre empresas do ramo da tecnologia. Tem basicamente a mesma função doMiracast, mas é mais antigo e vem caindo em desuso.


MHL – (Mobile High-Definition Link) é um padrão com ideia semelhante aoMiracast, ele também serve para conectar dispositivos móveis à HDTVs. Porém, o MHL suporta conexões de vídeo em 4K (Ultra High Definition) o adaptador necessita de energia para funcionar, conectando o dispositivo móvel à TV padrão usado para enviar áudio e vídeo de um smartphone para uma TV de alta definição. O padrãoMHL usa a porta miniUSB dosmartphone para enviar áudio e vídeo para a TV. É necessário, porém comprar um cabo MHL. Esse cabo tem uma ponta compatível com microUSB (encaixada no smartphone) e outra ponta HDMI (encaixada na TV).


Com relação à segurança, o MHLutiliza a tecnologia HDCP (High-bandwith Digital Content Protection), que protege os dados transmitidos contra cópia não autorizada. O padrão já é utilizado por diversos dispositivos disponíveis no mercado.


TELA


qHD/ HD/ Full HD/ QuadHD

São as siglas que identificam a resolução da tela do aparelho.


qHD - Significa um quarto de resolução em relação às telas Full HD, ou seja, 960x540 pixels, podendo haver uma leve variação de acordo com o tamanho.


High Definition (HD) - Esse tipo dedisplay capaz de reproduzir imagens em alta definição possui uma resolução de 1280x720 pixels, dentro de uma proporção de 16:9.


Full HD - A qualidade Full HD no display corresponde a uma definição de imagem com 1920x1080 pixels. Essa resolução indica Full High Definition(1080p), sendo maior do que uma qualidade apenas em HD (720p).


Quad HD (1440p) - ou 2K, como também pode ser chamado.


DENSIDADE DE PIXELS - Nada mais é que o total de pixels da tela dividido pela sua área, em polegadas. Quando dizemos que um celular tem 240 dpidot per inch) ou 240 ppp (pixel por polegada), estamos dizendo que cada polegada quadrada da tela comporta 240 pixels. Assim, dependendo da resolução, celulares com telas de mesmo tamanho podem ter densidades diferentes.


IPS (In Plane Switching) - Essa tecnologia é usada para garantir uma melhor imagem com o smartphoneinclinado, presente em boa parte dos aparelhos intermediários e em todos os modelos mais avançados.


GORILLA GLASS - É o vidro de alta resistência usado para proteger a tela de alguns smartphones intermediários e top de linha. A versão mais moderna e resistente é o Gorilla Glass 3, a resistência está apenas associada a arranhões.


IPX7 - A certificação IPX7 é para resistência contra a água, significa que o dispositivo irá suportar a exposição acidental à água até um metro de profundidade para um máximo de 30 minutos.


ISDB-TB (Padrão Brasil) é um padrão de transmissão de TV Digital Terrestre desenvolvido no Brasil, a nossa conhecido TV digital, ISDB-Tb (Integrated Services Digital Broadcasting, Terrestrial Brazilian).



CÂMERA


Flash LED – É o tipo de flash de câmera que usa uma lâmpada LED para iluminar a cena. Esse é o tipo deflash mais comum. Algunssmartphones de ponta usam flash de xenônio, similares aos usados em câmeras.


ESTABILIZAÇÃO ÓPTICA - é um conjunto de sensores e pequenas engrenagens que compensam em tempo real as tremidas do usuário, o que proporciona fotos com menos borrões.


BATERIA


mAh (mili-Ampére-hora) - É a unidade que mede a capacidade de carga da bateria do celular e costuma ficar entre 2.000 mAh e 3.000mAh. Como cada celular tem um consumo de energia diferente, a duração de uma mesma bateria pode variar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário